Rua dos Netos


O Atneu Comercial do Funchal com a porta aberta para a Rua dos Netos (1939)
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
A Rua dos Netos é uma das que constam do restrito núcleo das mais antigas da cidade do Funchal.
Diz a História que, inicialmente, era uma rua privada. Abre entre os séculos XV e XVI pela família de João Rodrigues Neto Calassa para passar a procissão do Corpo de Deus.
João Rodrigues Neto Calassa era um cidadão que veio do continente e se estabeleceu na Madeira, onde veio a falecer em 1531. Residiu na rua que deu o nome.

por: Paulo Camacho

Atualmente, a Rua dos Netos estendeu-se desde a rua de São Pedro até à Ponte Nova, sobre a Ribeira de Santa Luzia. Contudo, anteriormente era compreendida entre as ruas de São Pedro e a Rua dos Ferreiros. 
Rui Santos, nas suas "Crónicas de domingo" no Jornal da Madeira escreveu que a parte compreendida entre a Rua dos Ferreiros e a ribeira de Santa Luzia se denominou antes Rua de S. Bartolomeu e Rua da Ponte Nova.

O Almanaque da Madeira, publicado em 1924, dá conta que a Rua dos Netos, já nessa altura, tinha a configuração atual. Estendia-se desde o princípio da Rua das Mercês (que equivale à Rua de São Pedro, só que esta fica noutra direção, tal como acontece com a Rua do Castanheiro, as três artérias que se encontram com a Rua dos Netos, ali mesmo junto à parte sul do Colégio de Apresentação de Maria) até a Rua 5 de Outubro.

A Rua dos Netos dispõe de poucas habitações tradicionais. A maioria são apartamentos. Tem lojas de comércio, como a emblemática Intemporâneo, restaurantes, um supermercado, um hotel, um hostel, um estacionamento público e a sede do Partido Social Democrata.
Tem igualmente um anexo do referido Colégio.
Com cerca de 223 metros em toda a sua extensão, tem igualmente o edifício do Ateneu Comercial do Funchal, que foi recuperado profundamente. Hoje é a Direção Regional de Juventude e Desporto.

por Paulo Camacho

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER