Rua dos Ferreiros

21:05 Paulo Camacho 0 Comments


A Rua dos Ferreiros é uma das mais conhecidas do Funchal. Outrora foi das mais movimentadas, mas o novo troço construído há algum tempo entre a Ponte do Torreão e a Ponte Nova, ao facilitar a fluidez do trânsito mais direto, retirou muitos dos carros que por ali circulavam.
Começa junto à Rua 5 de Outubro, abaixo do Bazar do Povo, e vai até o Largo Severiano Ferraz. A parte leste ainda pertence à Rua dos Ferreiros.

Segundo escreveu Álvaro Manso de Sousa, acerca das Ruas do Funchal, a Rua dos Ferreiros, em tempos segmentada em vários nomes, foi conhecida antigamente vinda do sul para o norte por Rua da Ribeira das Casas, Rua das Privadas, Rua dos Esteireiros, Rua do Perú, Rua do Estudo, Rua do Pinheiro, e, talvez mais remotamente, por Rua de Pedro Bettencourt.

Rui Santos, nas suas Crónicas de domingo no Jornal da Madeira diz que teve ainda o nome de Rua do Comércio.
Explica que o nome de Ferreiros só se aplicava noutro tempo à parte da rua que ia do princípio até o chamado largo do Chafariz ou de S. Sebastião.
Mais referia que chegou a chamar-se Rua do Perú a parte da rua compreendida entre os largos do Chafariz e Colégio, Rua do Estudo, à que ficava entre o Colégio e a rua dos Netos ao Torreão.
Quanto à razão do nome: Rua dos Ferreiros admite-se que se deve ao facto de ali existirem em tempos algumas oficinas desta arte manual.

Em relação aos outros nomes que ostentou ao longo da história, Álvaro Manso de Sousa encontrou respostas. Para Rua do Perú, dever-se-á ao facto de Christovao Martim de Agrinhão, segundo um antigo nobiliário, ter sido fidalgo da Casa do Duque de Bragança e ter vindo à Madeira, do Perú, “cujo nome deu à rua onde morou”.

Para Rua do Estudo, será porque, durante muitos anos, os jesuítas tiveram os seus cursos na Rua dos Ferreiros e depois da sua expulsão ali continuaram as chamadas Aulas do Pátio, onde também se instalou o liceu no ano de 1837. “Isto explica suficientemente o nome de Estudo dado a uma parte desta rua.”

foto: Funchal Daily Photo
Hoje, a Rua dos Ferreiros tem uma fábrica de bolacha, a Saborável. Tem igualmente uma das últimas chapelarias da ilha, casas de vinho Madeira, uma livraria antiga, restaurantes, um ginásio histórico, lojas de comércio, entre outras ofertas.

A Rua dos Ferreiros tem cerca de 655 metros de extensão.

por Paulo Camacho

0 comentários: