Rua dos Ferreiros



A Rua dos Ferreiros é uma das mais conhecidas do Funchal. Outrora foi das mais movimentadas, mas o novo troço construído há algum tempo entre a Ponte do Torreão e a Ponte Nova, ao facilitar a fluidez do trânsito mais direto, retirou muitos dos carros que por ali circulavam.
Começa junto à Rua 5 de Outubro, abaixo do Bazar do Povo, e vai até o Largo Severiano Ferraz. A parte leste ainda pertence à Rua dos Ferreiros.

por: Paulo Camacho

Segundo escreveu Álvaro Manso de Sousa, acerca das Ruas do Funchal, a Rua dos Ferreiros, em tempos segmentada em vários nomes, foi conhecida antigamente vinda do sul para o norte por Rua da Ribeira das Casas, Rua das Privadas, Rua dos Esteireiros, Rua do Perú, Rua do Estudo, Rua do Pinheiro, e, talvez mais remotamente, por Rua de Pedro Bettencourt.


Rui Santos, nas suas Crónicas de domingo no Jornal da Madeira, diz que teve ainda o nome de Rua do Comércio.
Explica que o nome de Ferreiros só se aplicava noutro tempo à parte da rua que ia do princípio até o chamado largo do Chafariz ou de S. Sebastião.
Mais referia que chegou a chamar-se Rua do Perú a parte da rua compreendida entre os largos do Chafariz e Colégio, Rua do Estudo, à que ficava entre o Colégio e a rua dos Netos ao Torreão.
Quanto à razão do nome: Rua dos Ferreiros admite-se que se deve ao facto de ali existirem em tempos algumas oficinas desta arte manual.

Em relação aos outros nomes que ostentou ao longo da história, Álvaro Manso de Sousa encontrou respostas. Para Rua do Perú, dever-se-á ao facto de Christovao Martim de Agrinhão, segundo um antigo nobiliário, ter sido fidalgo da Casa do Duque de Bragança e ter vindo à Madeira, do Perú, “cujo nome deu à rua onde morou”.

Para Rua do Estudo, será porque, durante muitos anos, os jesuítas tiveram os seus cursos na Rua dos Ferreiros e depois da sua expulsão ali continuaram as chamadas Aulas do Pátio, onde também se instalou o liceu no ano de 1837. Isto explica suficientemente o nome de Estudo dado a uma parte desta rua.

foto: Funchal Daily Photo
A Rua dos Ferreiros chegou a ter uma fábrica de bolacha, a Saborável. Há muito que perdeu o fulgor e fechou. Teve igualmente uma das últimas chapelarias da ilha, tem casas de vinho Madeira, uma das naus relevantes livrarias do mundo, a Esperança, restaurantes, um ginásio histórico, lojas de comércio, entre outras ofertas.

A Rua dos Ferreiros tem cerca de 655 metros de extensão.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER