Rua Conde Carvalhal

21:16 Paulo Camacho 0 Comments


Rua em 1920
A Rua Conde Carvalhal é uma das mais extensas da cidade do Funchal. Começa no Campo da Barca e termina no cruzamento que a liga à Estrada do Aeroporto e o Caminho da Cancela.
Esta artéria da capital da ilha da Madeira homenageia António Leandro da Câmara de Carvalhal Esmeraldo Atouguia Sá Machado, o 2.º Conde de Carvalhal, presidente da Câmara Municipal do Funchal entre 1879 e 1887.

Além desta componente da vida pública, diz a história que levou uma vida exuberante e faustosa no seu Palácio de São Pedro, onde residia. Atualmente, este edifício tem o Museu de História Natural e o Aquário da Câmara Municipal do Funchal.

O Conde de Carvalhal nasceu em 1831 e faleceu em 1888. Era sobrinho-neto do 1.º Conde de Carvalhal e neto de Sebastião Xavier Botelho (1768-1840), que era Governador da Madeira aquando da Revolução Liberal de 1820.

Antes de ser Rua foi Estrada Conde Carvalhal, durante muitos anos, foi conhecida por Caminho Novo.
Atualmente, a rua tem um papel secundário na ligação entre o Funchal e Santa Cruz. Mas, durante muitos anos foi a principal ligação para quem pretendia deslocar para leste, sobretudo para o Aeroporto da Madeira, que foi inaugurado em 1964.

Posteriormente seria construída uma nova estrada que tornou o trânsito mais direto. E, anos depois, seria a via rápida a retirar a carga rodoviária à Rua Conde Carvalhal.
Contudo, ainda tem muito trânsito, sobretudo de quem nela reside ou vai de visita ou em trabalho a alguma habitação, espaço comercial ou instituição que lá figure.

Na realidade, esta rua tem sobretudo habitações. Muitas habitações. Tem igualmente unidades hoteleiras, restaurantes, padaria e uma bomba de gasolina. Além disso, tem um dos principais miradouros do Funchal, o do Pináculo.

A Rua Conde Carvalhal tem uma extenção de aproximadamente 5.800 metros.

por Paulo Camacho

0 comentários: