Rua 5 de Outubro

21:25 Paulo Camacho 0 Comments


A Rua 5 de Outubro é uma das mais extensas da cidade do Funchal. Estende-se desde a rotunda dos Viveiros, junto ao Continente até a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.
A rua segue paralelamente à margem direita da Ribeira de Santa Luzia.

Em tempos idos, chamou-se Rua do Príncipe. E assim foi até a implantação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910, altura em que foi decidido alterar a designação monárquica para a que atualmente é utilizada.
Por outro lado, antes da abertura da avenida do Mar, em boa parte do litoral da capital madeirense, findava junto ao calhau.
No sentido norte, também já foi mais curta na medida em que ia apenas até um pouco acima da ponte de Pau, em frente à Rua do Deão.

Mais tarde, foi feito um prolongamento entre esta ponte e a rotunda dos Viveiros, dando a extensão total que tem hoje.
A partir dessa altura, passou a ser feita na Rua 5 de Outubro o trânsito com duas vias de trânsito no sentido descendente.
No outro lado da ribeira, a parte da Rua 31 de Janeiro, que, durante muitos anos teve uma via trânsito em cada sentido, passou a ter unicamente duas no sentido ascendente.

Em toda a extensão da Rua 5 de Outubro, existe uma vivência diversificada.
Temos o Museu do Vinho da Madeira, lojas comerciais, a Clínica de Santa Catarina, oficinas, serviços camarários e apartamentos.
A Rua 5 de Outubro tem 1.972 metros de comprimentoem toda a sua extensão.
Uma curiosidade. Esta rua está ligada a 10 pontes, três das quais são unicamente pedestres.

por Paulo Camacho

0 comentários: