Rua da Mouraria

21:00 Paulo Camacho 0 Comments


A Rua da Mouraria é uma das artérias centrais da cidade do Funchal. Diz-se que a origem do seu nome estará relacionada com a Rua da Moradia, que veio de uma importante moradia construída entre os séculos XVII e XVIII. Ali se encontra o Museu de História Natural e o Aquário municipal.
Não obstante, embora admita que esta via urbana já teve a designação de Rua da ou do Moradia, a verdade é que Rui Santos, nas suas “Crónicas de domingo”, em edições idas no Jornal da Madeira, escreve que esta rua, em anos não muito distantes, teve o nome Rua do Dr. Sequeira, dedicado ao médico professor da Escola Médica do Funchal, Dr. Manuel Joaquim de Sequeira.

A Rua da Mouraria liga à Rua da Carreira e termina junto à igreja de São Pedro, onde acabam/começam igualmente a Rua do Surdo, a Rua das Pretas, a Rua de São Pedro e a Calçada de Santa Clara.
Nesta rua não muito extensa, podemos encontrar o Museu Municipal do Funchal, inaugurado em 1957, localizado no Palácio de São Pedro. 

Ao lado está o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, projetado com fins pedagógicos e de lazer. Situa-se num espaço interior entre o Museu de História Natural e a Casa Museu Frederico de Freitas.

Tem ainda uma galeria de arte, a sede da Associação de Municípios da Madeira, a sede da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, a empresa concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, lojas comerciais, uma imobiliária, uma escola e escritórios de arquitectura e de advogados, entre outros.

A Rua da Mouraria tem cerca de 132 metros de extensão.

por Paulo Camacho

0 comentários: