Rua da Mouraria


Cortejo de Nossa Senhora de Fátima na Rua da Mouraria (1948.7.21)
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
A Rua da Mouraria é uma artéria central da cidade. Diz-se que a origem do seu nome estará relacionada com a Rua da Moradia, que veio de uma importante moradia construída entre os séculos XVII e XVIII.
Ali se encontra o Museu de História Natural e o Aquário municipal.

por: Paulo Camacho

Não obstante, embora admita que esta via urbana já teve a designação de Rua da ou do Moradia, a verdade é que Rui Santos, nas suas “Crónicas de domingo”, em edições idas no Jornal da Madeira, escreve que esta rua, em anos não muito distantes, teve o nome Rua do Dr. Sequeira, dedicado ao médico professor da Escola Médica do Funchal, Dr. Manuel Joaquim de Sequeira.

A Rua da Mouraria liga à Rua da Carreira e termina junto à igreja de São Pedro, onde acabam/começam igualmente a Rua do Surdo, a Rua das Pretas, a Rua de São Pedro e a Calçada de Santa Clara.
Nesta rua não muito extensa, podemos encontrar o Museu Municipal do Funchal, inaugurado em 1957, localizado no Palácio de São Pedro. 

Ao lado está o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, projetado com fins pedagógicos e de lazer. Situa-se num espaço interior entre o Museu de História Natural e a Casa Museu Frederico de Freitas.

Tem ainda uma galeria de arte, a sede da Associação de Municípios da Madeira, a sede da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, a empresa concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, lojas comerciais, uma imobiliária, uma escola e escritórios de arquitectura e de advogados, entre outros.

A Rua da Mouraria tem cerca de 132 metros de extensão.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER