Largo de Jaime Moniz

21:30 Paulo Camacho 0 Comments


O Largo Jaime Moniz é dos espaços mais frequentados da cidade do Funchal. Fica em frente à Escola Secundária Jaime Moniz, antigo Liceu Jaime Moniz, cuja designação ainda se mantém, por tradição, na fachada principal do estabelecimento escolar cor-de-rosa da capital madeirense.
A origem do nome deve-se a Jaime Constantino de Freitas Moniz, que viveu entre 1837 e 1917.
Advogado, professor e político e obreiro da reforma do ensino liceal nos finais do século XIX, não chegou a ver a atribuição do seu nome ao largo. Isto porque a Câmara Municipal do Funchal só viria a atribuir o nome Jaime Moniz ao largo em 1962. Além do nome foi colocada uma estátua, a qual ainda se mantém no centro do largo.

Atente-se que, após o seu falecimento, por proposta da Academia Real das Ciências de Lisboa, em 1919 foi dado o nome de Liceu de Jaime Moniz.
Jaime Moniz nasceu na freguesia da Sé, no Funchal.Era filho de António Caetano da Costa Moniz e de Eufémia de Freitas.
Embora sem grandes recursos económicos, o pai pertencia a uma conceituada família madeirense, os Moniz de Santa Maria Maior. A mãe era filha de António Manuel de Freitas, o avô de Augusto César Barjona de Freitas, um influente político que acompanhou Jaime Moniz ao longo do seu percurso político.
Concluiu os estudos preparatórios no Liceu do Funchal, partindo de seguida para Coimbra, onde, em 1857, se matriculou na Faculdade de Direito da respetiva Universidade.
Estudante brilhante, concluiu a sua formatura em 1862, sendo galardoado com os primeiros prémios em todos os anos do seu curso.

Quanto ao largo, em 2008, integrado no Projecto de Reabilitação Urbanística do Largo Jaime Moniz, foi feito um arranjo florístico de um canteiro de arruamento e plantação de uma palmeira-elegante em caldeira.
O Largo Jaime Moniz liga às ruas Conselheiro Aires de Ornelas, Miguel de Carvalho, do Hospital Velho, e do Arcipreste.
Além do liceu, tem ligação à sede da PSP, a espaços comerciais e a apartamentos.
Atente-se a nordeste do largo existe uma rua com o nome Jaime Moniz.

por Paulo Camacho

0 comentários: